Balanços anuais

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.

De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.


O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

 - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

 - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

 - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.


Como ocorre a elaboração do balanço ?

Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razão e conferir sua exatidão.

Balanços anuais da Prefeitura de Bauru:

Ano de 2013:





Balanço Orçamentário é a demonstração contábil pública, onde são discriminados o saldo das contas de receita e despesa orçamentária, comparando desta forma as parcelas previstas e fixadas com as executadas

Balanços anuais da Prefeitura de Bauru:

Ano de 2013:


Balanço financeiro  é a demonstração contábil pública que evidencia os totais anuais  das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades que foram recebidas do exercício anterior e os que serão passados para o exercício seguinte.

Balanços anuais da Prefeitura de Bauru:

Ano de 2013:





No comments:

Post a Comment